segunda-feira, fevereiro 05, 2007

ENQUANTO ISSO, NO MUNDINHO DAS CELEBRIDADES ESPORTIVAS

Vou começar com um artigo bem esclarecedor do Juca Kfouri, na verdade até agora o melhor que já li sobre a copa no mundo no Brasil. Ao ler esse artigo espero que interpretem como eu, e não relacione com a linha de pensamento do colunista. Pois, se analisarmos bem, a copa do mundo e completamente viável no Brasil e até benéfica para o país. Porém, contundo, entretanto, esta claro que é uma “roubada” em todos os sentidos.

Na minha opinião, com ou sem Ricardo Teixeira. O titulo do texto é Copa do Mundo da Mentira, como ele ainda não publicou no blog dele, tomara que o faça, vou deixar o link da pagina do jornal. Infelizmente é só para assinantes e como não sei se autorizam ou não colocar uma copia aqui, vou colocar só o link mesmo.


http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk0402200708.htm

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Ah seu fosse eu...

Ali, no perfil, deixa meio claro que não sou muito fã das panelinhas na imprensa e das briguinhas entres elas, que não sou fã dos “merchans”, mas que odeio a galerinha que parece ter se apossado da “honestidade”. Pra quem não leu, já coloquei dois posts bem legais falando do Juca kfouri, de textos e idéias legais que teve nos últimos meses. But...

Volta e meia ouço o seu programa na CBN, por volta das 20 horas. E lá, tive uma das maiores surpresas. Entre um comentário e outro, entre uma alfinetada nos jornalista que fazem propaganda (“merchans”), ele tem um quadro chamado “Troféu Osmar Santos”.

Esse quadro é geralmente oferecido a alguém ou algum fato importante ligado ao esporte. Nada demais até ai, se não fosse Osmar Santos, ex-narrador esportivo que se aposentou devido a um acidente de carro, um dos percussores da propaganda no mundo esportivo. Na verdade se hoje existe um Milton Neves, o Osmar é grande responsável por isso, pois foi ele quem abriu as portas de Tv para esse tipo de apresentador-cometarista-propagantdista-esportivo. Osmar já teve até programa de variedades na extinta Tv Manchete, hoje Rede Tv.

È claro que o fato de estar debilitado de sua fala, fez com que Juca quisesse homenageá –lo, mas a pergunta que fica é: será que se o locutor estivesse na ativa ele não mandaria Osmar Santos “pro chuveiro”? Para constar: “Pro chuveiro” é um quadro também do mesmo programa de Kfouri onde ele manda “pro chuveiro” (cartão vermelho) fatos que ele considera negativos. Como se vê tudo é relativo também no mundinho esportivo. Grife é grite.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Pra Quem Esta Sempre Falando em Chance, Oportunidade, Gratidão...

Já que citei o Milton Neves... Eu ouço radio desde pivete. Pra se ter idéia, pivete na minha época era qualquer moleque que brincava na rua, e não outra coisa. Enfim, lembro especificamente um ano:1987. Tinha ido mal em matemática no 1º bimestre na escola e passei o resto do ano com uma rotina, todo o domingo de manhã acordava às 10 horas pra estudar. Então, era o que fazia, sentava eu à mesa da cozinha, abria o livro de matemática, e começava. Para passar o tempo ligava o radio e me entretia entre um exercício e outro.

Muitas vezes viaja na historias que ele contava. Algumas tão fantásticas que pareciam estórias. Mas me lembro de uma característica de tudo que ele dizia: gratidão. Ele sempre me parecia grato a todos que o ajudaram e que tudo começou por que lhe deram o que mais é preciso a todos: uma chance.

Na mesma rádio, ouvia pessoas que mais tarde eu veria na televisão, ou que até conheceria pessoalmente. Era o principio de muita gente que eu estava a ouvir quando era moleque.

Pulamos para o 1º domingo de 2007. Tava eu a folhear o Diário de São Paulo quando paro na coluna de Milton Neves e vejo a seguinte nota:

Porque entendo um pouco de rádio, permito-me afirmar que a CBN vai se consagrando rápida e firmemente no jornalismo político, econômico e de prestação de serviço, a ponto de ter desbancado a antiga líder, inclusive no público ABC, em resposta comercial e até na audiência quantitativa. Então, parabéns, mas será que não daria para melhorar em mais ou menos 500% suas transmissões de futebol? Ouço futebol pelo rádio desde 1956 e nunca tinha “visto” narração tão amadora (e “fininha”) numa rádio de uma capital brasileira.

Confesso ter ficado bem decepcionado. Afinal, para quem vive falando de oportunidade, de gratidão, de chance, de talento, de tempo, por quer ser tão cruel assim com a “molecada” da CBN? Será que isso tem algo a ver com a rincha que tem com Juca Kfouri? Se tiver é lamentável.

Falo isso, por que já acompanhei varias transmissões via CBN, e tirando as narrações de Jose Silvério (Band),comentários de Mauro Betting (Band), Cláudio Carsughi (JP) e talvez Flavio Prado (JP), o pessoal da CBN não deve nada pra ninguém.

A equipe que transmite os jogos, e faz o abre e o pos jogo, basicamente é formada por: Paulo Massini, Reinaldo Moreira, Deva Pascovicci, Vítor Birner,Jesse Nascimento, Alisson Ferreira. Não vejo nesta lista nenhum medalhão, vejo só gente nova batalhando o seu espaço. Não vejo como conseguirem isso sem começar de algum lugar, e por favor, a CBN não necessita de medalhões pra fazer uma boa transmissão, estes rapazes e o outros que estão la, não devem nada pra maioria das outras rádios.

A nota foi de muito mau gosto, sem critério algum. Afinal o que Milton Neves queria? Que eles chegassem completamente prontos? Outra coisa, ele apadrinha muita gente no rádio e esses dias mesmo ouvi um deles falando besteiras mil na Radio Bandeirantes. E não falo de opinião, falo de erro de informação, coisa básica pra quem trabalha com esportes. Na verdade já ouvi mais de uma vez.

Como se vê tudo é relativo também no mundinho esportivo. Grife é grite.


Nenhum comentário: